ACOMPANHAMENTO DO ATENDIMENTO

Criada por Ian Carlos, Modificado em Sex, 1 Nov, 2024 na (o) 10:00 AM por Ian Carlos

ÍNDICE

Introdução

No ambiente de uma oficina mecânica, a eficiência no acompanhamento das Ordens de Serviço (OS) é fundamental para garantir que todos os atendimentos sejam realizados de maneira organizada e transparente. Este guia abrange os diversos tipos de visualização, filtros disponíveis e as etapas de acompanhamento das OS, desde o início até a conclusão. Entender essas etapas e como utilizá-las efetivamente permite uma gestão mais precisa e um atendimento de alta qualidade aos clientes.


Acessando a Tela

Para acessarmos a tela de acompanhamento das Ordens de Serviço (OS) particulares do Cilia Oficinas, basta ir no Menu Lateral > Atendimentos > Orçamentos e OS;

Tipos de Visualização

Na visualização da tela, será possível ver de duas formas: em Kanban e em Lista;



Em ambas as situações, haverá a separação em etapas, que são: Iniciado, Aguardando Aprovação, Aguardando Execução, Em Execução, Concluído, Entregue e Cancelado;




Veremos em seguida a diferença entre a visualização em Kanban e Lista:


1. Visualização - Kanban:

Desta forma é possível visualizar os atendimentos separados por Colunas;

Cada coluna segue com uma etapa diferente do acompanhamento;


Nos card que representam as OS, haverá as seguintes informações:

  • Número da OS - Tipo de Atendimento
  • Placa - Descrição do Veículo  
  • Nome do cliente - Contato do Cliente
  • Data do Inicio do Atendimento - Previsão da Entrega
  • Usuário responsável pela OS - Valor dos Serviços - Tempo de Execução - Valor das Peças;


Passando o mouse sobre algumas partes é possível ler todo o conteúdo que possa estar minimizado:


  • Serviços e Peças sobre aquela etapa;
  • Descrição completa do veículo;
  • Nome completo do cliente;


No título de cada coluna há um botão com três pontos. Nele, estarão disponíveis diferentes opções de ordenação. 
Seguem as opções: 

  • Polegar para Cima - Verde: Orçamento Aprovado;
  • Polegar para Baixo - Vermelho: Orçamento Rejeitado;
  • Relógio - Laranja: Aguardando Peças;
  • Sacola - Verde: Compra de Peças Finalizadas;
  • Cédula e relógio - Laranja: Aguardando Pagamento;
  • Meia Cédula - Azul: Pagamento Parcial;
  • Cédula Verificada - Verde: Pagamento Recebido;


Dentro de cada card há um botão de 3 pontos, nele temos algumas opções conforme a etapa:

  • Mover Status para:
    • Terá uma movimentação distinta dependendo da etapa em que se encontra a OS.
  • Falar no WhatsApp:

    • Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a página web do WhatsApp. Pode até mesmo ser aberto diretamente no aplicativo instalado no seu computador, já iniciando a conversa com o contato cadastrado no cliente dentro do Cilia.
  • Fazer Checklist:

    • Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a seção de checklist desta mesma OS.
  • Enviar para Cliente:

    • Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS os seguintes documentos: Orçamento, Checklist e Fotos.
  • Coletar Aprovação:

    • Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS as seguintes aprovações: Orçamentos e Checklist.


2. Visualização - Lista:


Desta forma a visualização dos atendimentos (OS) serão separados em Linhas e Abas;

Cada Aba segue com uma etapa do acompanhamento e quantidade total de OS na etapa;


Em Lista, possível visualizar as seguintes informações do atendimento:

  • Tipo de Atendimento
  • Placa - Descrição do Veículo  
  • Nome do cliente 
  • Usuário responsável pela OS
  • Data de Início do Atendimento - Previsão da Entrega
  • Valor dos Serviços - Valor das Peças;



No canto direito da tela há a coluna de Ações, onde terá nessa coluna botões de três pontos;



Clicando no botão terá as seguintes opções: Mover Status para, Falar no WhatsApp, Fazer Checklist, Enviar para Cliente e Coletar Aprovação. Exceto nas abas Entregue e Cancelado, que não terá a opção Mover Status para;
Assim como na visualização em Kanban: 



Independente de estar na visualização Kanban ou Lista, na tela de atendimentos, é mostrado o valor total das OS recebidas e a receber. Ao passar o cursor sobre o total em reais (R$) na tela, serão exibidos alguns subtotais: Total de Serviços e Peças Recebidas e Total de Serviços e Peças a Receber:



Filtros

No campo de Filtro, será possível realizar busca nos seguintes campos: Placa, Veículo ou Cliente;

Outra opção é o botão Filtros, localizado na parte direita da tela;



Após selecionado será permitido filtrar pelas seguintes informações: Ordenação, Mês, Tipo, Montadoras, Responsável e Clientes;



  • Ordenação:

Terá opções como Data de Início, Data de Entrega, Data da Última Atualização e Valor Total;



  • Período:

Será possível filtrar por Este Mês, Esta Semana, Hoje e Personalizado, sendo este último possuindo data inicial e final;



  • Tipo:

Terá opções como Seguradora ou Particular;

Sendo Seguradora OS vindas da integração com o Cilia Web e Particular que são todas as OS feitas manualmente direto no Cilia Oficinas;



  • Montadoras:

São todas as Montadoras no mercado automotivo sem necessidade de cadastro prévio, podendo escolher mais de uma na lista;



  • Responsável:

Será possível filtrar pelo Responsável dá OS lançada no sistema, podendo escolher mais de um na lista; 


  • Clientes:

São todos os Clientes previamente cadastrados no Cilia oficinas, podendo escolher mais de um na lista; 



Movimentação entre as Etapas:

  • Iniciado e Aguardando Aprovação

Iniciado - Assim que gravado a OS, será gerado um número sequencial que ficará amarrado a esse atendimento que, por sua vez, aparecerá nessa etapa;


Aguardando Aprovação - Virá para esta etapa, os atendimentos que estão aguardando aprovação de Orçamento. Caso mande aprovação de checklist, este não fará com que a OS passe para essa etapa;


Pode-se, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de Iniciado para Cancelado, somente;


Ou, nos três pontos selecionando a opção Cancelado;



  • Aguardando Execução


A OS virá para essa etapa assim que for aprovado alguma solicitação de Aprovação de Orçamento;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Cancelado apenas;


Ou, nos três pontos selecionando a opção Em Execução ou Cancelado;



  • Em Execução

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Em Execução;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Em Execução caso a OS esteja sem peças pendentes de Cotação e/ou o Orçamento Aprovado pelo cliente, ou arrastar para Cancelado;


Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Ordem de Serviço, o atendimento será transferido para a etapa de Em Execução.



  • Concluído

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Concluído;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de, Em Execução para Concluído, ou arrastar para Cancelado;


Podendo mover seu status para Em Execução ou Entregue.



  • Entregue

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Entregue dentro da etapa Concluído;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de Concluído para Entregue;


Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Termo de Entrega de Veículo, o atendimento será transferido para a etapa de Entregue. 


Uma vez o atendimento estando na etapa Entregue, não será mais possível realizar alterações no atendimento, como valores, peças, serviços e faturamento.


  • Cancelado

Estando a OS dentro da etapa Iniciado, Aguardando Aprovação ou Execução, poderá usar o botão de três pontos para transferir para Cancelado. Ou usar a opção de arrastar;


Uma vez cancelado, a OS não voltará para nenhuma das etapas anteriormente mencionadas;


Uma vez o atendimento estando na etapa Cancelado, não será mais possível realizar alterações no atendimento, como valores, peças, serviços e faturamento.


Atualização de Tela

Caso esteja na tela de Acompanhamento do Atendimento das OS, há um botão ao lado de Filtros;


Clicando sobre ele, você irá atualizar a tela sem precisar sair e voltar, podendo acompanhar com mais facilidade as mudanças de etapas;





Conclusão

O acompanhamento detalhado das Ordens de Serviço é essencial para assegurar que todos os processos dentro da oficina sejam realizados com precisão e eficiência. Utilizando as diferentes visualizações, como Kanban e Lista, e aplicando os filtros adequados, os colaboradores podem monitorar o progresso de cada OS em suas distintas etapas. Ao compreender e implementar corretamente estas práticas, a oficina pode melhorar significativamente a gestão dos atendimentos, resultando em maior satisfação do cliente e otimização dos recursos internos.






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