ACOMPANHAMENTO DO ATENDIMENTO

Criada por Ian Carlos, Modificado em Qua, 31 Jul na (o) 3:08 PM por Dayane Santos

ÍNDICE



Introdução

No ambiente de uma oficina mecânica, a eficiência no acompanhamento das Ordens de Serviço (OS) é fundamental para garantir que todos os atendimentos sejam realizados de maneira organizada e transparente. Este guia abrange os diversos tipos de visualização, filtros disponíveis e as etapas de acompanhamento das OS, desde o início até a conclusão. Entender essas etapas e como utilizá-las efetivamente permite uma gestão mais precisa e um atendimento de alta qualidade aos clientes.


Acessando a tela

Para acessarmos a tela de acompanhamento das Ordens de Serviço (OS), basta ir no Painel> Atendimentos > Orçamentos e OS;

Tipos de Visualização

Na visualização da tela, será possível ver de duas formas: em Kanban e em Lista;



Em ambas as situações, haverá a separação em etapas, que são: Iniciado, Aguardando Aprovação, Aguardando Execução, Em Execução, Concluído, Entregue e Cancelado;




Veremos em seguida a diferença entre a visualização em Kanban e Lista:


1. Visualização - Kanban:

Desta forma é possível visualizar os atendimentos separados por Colunas;


Cada coluna segue com uma etapa diferente do acompanhamento;


Em cada linha do card de cada OS, haverá as seguintes informações:

  • Número da OS - Tipo de Atendimento
  • Placa - Descrição do Veículo  
  • Nome do cliente - Contato do Cliente
  • Data do Inicio do Atendimento - Previsão da Entrega
  • Usuário responsável pela OS - Valor dos Serviços - Tempo de Execução - Valor das Peças;


Passando o mouse sobre qualquer etapa na coluna, é possível ver dois subtotais: Serviços e Peças sobre aquela etapa;


Passando o mouse sobre o nome do veículo, subirá um balão com a descrição completa do veículo;


Passando o mouse sobre o nome do cliente, será possível visualizar o nome completo;




No título de cada coluna há um botão com três pontos. Nele, estarão disponíveis diferentes opções de ordenação. 
Seguem as opções: 


Dentro de cada card há um botão de 3 pontos, nele temos algumas opções de acordo com a etapa:

  • Mover Status para:
    • Terá uma movimentação distinta dependendo da etapa em que se encontra a OS.
  • Falar no WhatsApp:

    • Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a página web do WhatsApp. Pode até mesmo ser aberto diretamente no aplicativo instalado no seu computador, já iniciando a conversa com o contato cadastrado no cliente dentro do Cilia.
  • Fazer Checklist:

    • Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a seção de checklist desta mesma OS.
  • Enviar para Cliente:

    • Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS os seguintes documentos: Orçamento, Checklist e Fotos.
  • Coletar Aprovação:

    • Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS as seguintes aprovações: Orçamentos e Checklist.



Segue a visualização das opções em cada etapa, pois elas podem mudar de acordo com a etapa:


Iniciado: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total, Orçamento Rejeitado;



Aguardando Aprovação: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total;



Aguardando Execução: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total, Orçamento Aprovado, Aguardando Peças, Compra de Peça Finalizada;



Em Execução: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total, Compra de Peça Finalizada;



Concluído: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total, Aguardando Pagamento, Pagamento Recebido;



Entregue: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total, Pagamento Recebido;



Cancelado: Data de Início, Data de Entrega, Data de Última Atualização, Valor Total;



Dentro de cada card, em qualquer etapa, há também um botão com 3 pontos, onde é possível realizar as seguintes ações: 



2. Visualização - Lista:


Desta forma a visualização dos atendimentos (OS) serão separados em Linhas e Abas;


Cada Aba segue com uma etapa do acompanhamento e quantidade total de OS na etapa ;



Em linha, e possível visualizar as seguintes informações do atendimento:

  • Tipo de Atendimento
  • Placa - Descrição do Veículo  
  • Nome do cliente 
  • Usuário responsável pela OS
  • Data do Inicio do Atendimento - Previsão da Entrega
  • Valor dos Serviços - Valor das Peça;



No canto direito da tela há a coluna de Ações, onde terá nessa coluna botões de três pontos;



Clicando no botão terá as seguintes opções: Mover Status para, Falar no WhatsApp, Fazer Checklist, Enviar para Cliente e Coletar Aprovação. Exceto nas abas Entregue e Cancelado, que não terá a opção Mover Status para;
Assim como na visualização em Kanban: 



De modo geral, na tela de atendimentos, é mostrado o valor total das OS recebidas e a receber. Ao passar o cursor sobre o total em reais (R$) na tela, serão exibidos alguns subtotais: Total de Serviços e Peças Recebidas e Total de Serviços e Peças a Receber:



Filtros

No campo de Filtro, será possível realizar busca nos seguintes campos: Placa, Veículo ou Cliente;



Outra opção é o botão Filtros, localizado na parte direita da tela;



Após selecionado será permitido filtrar pelas seguintes informações: Ordenação, Mês, Tipo, Montadoras, Responsável e Clientes;



  • Ordenação:

Terá opções como Data de Início, Data de Entrega, Data da Última Atualização e Valor Total;



  • Mês:

Será possível filtrar por mês e ano usando o calendário que será aberto;



  • Tipo:

Terá opções como Seguradora ou Particular;

Sendo Seguradora OS vindas da integração com o Cilia Web e Particular que são todas as OS feitas manualmente direto no Cilia Oficinas;



  • Montadoras:

São todas as Montadoras no mercado automotivo sem necessidade de cadastro prévio, podendo escolher mais de uma na lista;



  • Responsável:

Será possível filtrar pelo Responsável dá OS lançada no sistema, podendo escolher mais de um na lista; 



  • Clientes:

São todos os Clientes previamente cadastrados no Cilia oficinas, podendo escolher mais de um na lista; 



Movimentação entre as Etapas:

  • Iniciado

Assim que gravado a OS, será gerado um número sequencial que ficará amarrado a esse atendimento que, por sua vez, aparecerá nessa etapa;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Iniciado para Cancelado apenas;


Ou, nos três pontos selecionando a opção Cancelado;



  • Aguardando Aprovação

Virá para esta etapa, os atendimentos que estão aguardando aprovação de Orçamento. Caso mande aprovação de checklist, este não fará com que a OS passe para essa etapa;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Aprovação para Cancelado apenas;


Ou, nos três pontos selecionando a opção Cancelado;



  • Aguardando Execução


A OS virá para essa etapa assim que for aprovado alguma solicitação de Aprovação de Orçamento;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Cancelado apenas;


Ou, nos três pontos selecionando a opção Em Execução ou Cancelado;



  • Em Execução

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Em Execução;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Em Execução caso a OS esteja sem peças pendentes de Cotação e/ou o Orçamento Aprovado pelo cliente, ou arrastar para Cancelado;


Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Ordem de Serviço, o atendimento será tranferido para a etapa de Em Execução.



  • Concluído

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Concluído;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em, Em Execução para Concluído, ou arrastar para Cancelado;



  • Entregue

Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Entregue dentro da etapa Concluído;


Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Concluído para Entregue, ou arrastar para Cancelado;


Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Termo de Entrega de Veículo, o atendimento será transferido para a etapa de Entre. 



  • Cancelado

Estando a OS dentro da etapa Iniciado, Aguardando Aprovação ou Execução, poderá usar o botão de três pontos para transferir para Cancelado. Ou usar a opção de arrastar;


Uma vez cancelado, a OS não voltará para nenhuma das etapas anteriormente mencionadas;



Atualização de Tela

Caso esteja na tela de Acompanhamento do Atendimento das OS, há um botão ao lado de Filtros;


Clicando sobre ele, você irá atualizar a tela sem precisar sair e voltar, podendo acompanhar com mais facilidade as mudanças de etapas;




Ícones de status de acompanhamento:



Relógio - Laranja: Aguardando Peças; 


Sacola - Verde: Compra de Peças Concluída;


Polegar para Cima - Verde: Orçamento Aprovado;


Polegar para Baixo - Vermelho: Orçamento Rejeitado/Cancelado;


Cifrão - Laranja: Aguardando Pagamento;



Pagamento Parcial - Quando efetuado parte do pagamento total do atendimento.


Pagamento Recebido - Quando efetuado o pagamento total do atendimento.



Conclusão

O acompanhamento detalhado das Ordens de Serviço é essencial para assegurar que todos os processos dentro da oficina sejam realizados com precisão e eficiência. Utilizando as diferentes visualizações, como Kanban e Lista, e aplicando os filtros adequados, os colaboradores podem monitorar o progresso de cada OS em suas distintas etapas. Ao compreender e implementar corretamente estas práticas, a oficina pode melhorar significativamente a gestão dos atendimentos, resultando em maior satisfação do cliente e otimização dos recursos internos.






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