ÍNDICE
Introdução
No ambiente de uma oficina mecânica, a eficiência no acompanhamento das Ordens de Serviço (OS) é fundamental para garantir que todos os atendimentos sejam realizados de maneira organizada e transparente. Este guia abrange os diversos tipos de visualização, filtros disponíveis e as etapas de acompanhamento das OS, desde o início até a conclusão. Entender essas etapas e como utilizá-las efetivamente permite uma gestão mais precisa e um atendimento de alta qualidade aos clientes.
Acessando a Tela
Para acessarmos a tela de acompanhamento das Ordens de Serviço (OS) particulares do Cilia Oficinas, basta ir no Menu Lateral > Atendimentos > Orçamentos e OS;
Tipos de Visualização
Na visualização da tela, será possível ver de duas formas: em Kanban e em Lista;
Em ambas as situações, haverá a separação em etapas, que são: Iniciado, Aguardando Aprovação, Aguardando Execução, Em Execução, Concluído, Entregue e Cancelado;
Veremos em seguida a diferença entre a visualização em Kanban e Lista:
1. Visualização - Kanban:
Desta forma é possível visualizar os atendimentos separados por Colunas;
Cada coluna segue com uma etapa diferente do acompanhamento;
Nos card que representam as OS, haverá as seguintes informações:
- Número da OS - Tipo de Atendimento
- Placa - Descrição do Veículo
- Nome do cliente - Contato do Cliente
- Data do Inicio do Atendimento - Previsão da Entrega
- Usuário responsável pela OS - Valor dos Serviços - Tempo de Execução - Valor das Peças;
Passando o mouse sobre algumas partes é possível ler todo o conteúdo que possa estar minimizado:
- Serviços e Peças sobre aquela etapa;
- Descrição completa do veículo;
- Nome completo do cliente;
No título de cada coluna há um botão com três pontos. Nele, estarão disponíveis diferentes opções de ordenação.
Seguem as opções:
- Polegar para Cima - Verde: Orçamento Aprovado;
- Polegar para Baixo - Vermelho: Orçamento Rejeitado;
- Relógio - Laranja: Aguardando Peças;
- Sacola - Verde: Compra de Peças Finalizadas;
- Cédula e relógio - Laranja: Aguardando Pagamento;
- Meia Cédula - Azul: Pagamento Parcial;
- Cédula Verificada - Verde: Pagamento Recebido;
Dentro de cada card há um botão de 3 pontos, nele temos algumas opções conforme a etapa:
- Mover Status para:
- Terá uma movimentação distinta dependendo da etapa em que se encontra a OS.
Falar no WhatsApp:
- Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a página web do WhatsApp. Pode até mesmo ser aberto diretamente no aplicativo instalado no seu computador, já iniciando a conversa com o contato cadastrado no cliente dentro do Cilia.
Fazer Checklist:
- Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a seção de checklist desta mesma OS.
Enviar para Cliente:
- Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS os seguintes documentos: Orçamento, Checklist e Fotos.
Coletar Aprovação:
- Você poderá enviar por e-mail, WhatsApp e/ou SMS as seguintes aprovações: Orçamentos e Checklist.
2. Visualização - Lista:
Desta forma a visualização dos atendimentos (OS) serão separados em Linhas e Abas;
Cada Aba segue com uma etapa do acompanhamento e quantidade total de OS na etapa;
Em Lista, possível visualizar as seguintes informações do atendimento:
- Tipo de Atendimento
- Placa - Descrição do Veículo
- Nome do cliente
- Usuário responsável pela OS
- Data de Início do Atendimento - Previsão da Entrega
- Valor dos Serviços - Valor das Peças;
No canto direito da tela há a coluna de Ações, onde terá nessa coluna botões de três pontos;
Clicando no botão terá as seguintes opções: Mover Status para, Falar no WhatsApp, Fazer Checklist, Enviar para Cliente e Coletar Aprovação. Exceto nas abas Entregue e Cancelado, que não terá a opção Mover Status para;
Assim como na visualização em Kanban:
Independente de estar na visualização Kanban ou Lista, na tela de atendimentos, é mostrado o valor total das OS recebidas e a receber. Ao passar o cursor sobre o total em reais (R$) na tela, serão exibidos alguns subtotais: Total de Serviços e Peças Recebidas e Total de Serviços e Peças a Receber:
Filtros
No campo de Filtro, será possível realizar busca nos seguintes campos: Placa, Veículo ou Cliente;
Outra opção é o botão Filtros, localizado na parte direita da tela;
Após selecionado será permitido filtrar pelas seguintes informações: Ordenação, Mês, Tipo, Montadoras, Responsável e Clientes;
- Ordenação:
Terá opções como Data de Início, Data de Entrega, Data da Última Atualização e Valor Total;
- Período:
Será possível filtrar por Este Mês, Esta Semana, Hoje e Personalizado, sendo este último possuindo data inicial e final;
- Tipo:
Terá opções como Seguradora ou Particular;
Sendo Seguradora OS vindas da integração com o Cilia Web e Particular que são todas as OS feitas manualmente direto no Cilia Oficinas;
- Montadoras:
São todas as Montadoras no mercado automotivo sem necessidade de cadastro prévio, podendo escolher mais de uma na lista;
- Responsável:
Será possível filtrar pelo Responsável dá OS lançada no sistema, podendo escolher mais de um na lista;
- Clientes:
São todos os Clientes previamente cadastrados no Cilia oficinas, podendo escolher mais de um na lista;
Movimentação entre as Etapas:
- Iniciado e Aguardando Aprovação
Iniciado - Assim que gravado a OS, será gerado um número sequencial que ficará amarrado a esse atendimento que, por sua vez, aparecerá nessa etapa;
Aguardando Aprovação - Virá para esta etapa, os atendimentos que estão aguardando aprovação de Orçamento. Caso mande aprovação de checklist, este não fará com que a OS passe para essa etapa;
Pode-se, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de Iniciado para Cancelado, somente;
Ou, nos três pontos selecionando a opção Cancelado;
- Aguardando Execução
A OS virá para essa etapa assim que for aprovado alguma solicitação de Aprovação de Orçamento;
Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Cancelado apenas;
Ou, nos três pontos selecionando a opção Em Execução ou Cancelado;
- Em Execução
Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Em Execução;
Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco em Aguardando Execução para Em Execução caso a OS esteja sem peças pendentes de Cotação e/ou o Orçamento Aprovado pelo cliente, ou arrastar para Cancelado;
Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Ordem de Serviço, o atendimento será transferido para a etapa de Em Execução.
- Concluído
Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Concluído;
Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de, Em Execução para Concluído, ou arrastar para Cancelado;
Podendo mover seu status para Em Execução ou Entregue.
- Entregue
Para que a OS venha para essa etapa, é necessário clicar nos três pontos, na opção Mover Status e marcar como Entregue dentro da etapa Concluído;
Pode, também, mudar de forma manual, arrastando o bloco de Concluído para Entregue;
Se, dentro do atendimento, clicar em imprimir e escolher a opção Termo de Entrega de Veículo, o atendimento será transferido para a etapa de Entregue.
Uma vez o atendimento estando na etapa Entregue, não será mais possível realizar alterações no atendimento, como valores, peças, serviços e faturamento.
- Cancelado
Estando a OS dentro da etapa Iniciado, Aguardando Aprovação ou Execução, poderá usar o botão de três pontos para transferir para Cancelado. Ou usar a opção de arrastar;
Uma vez cancelado, a OS não voltará para nenhuma das etapas anteriormente mencionadas;
Uma vez o atendimento estando na etapa Cancelado, não será mais possível realizar alterações no atendimento, como valores, peças, serviços e faturamento.
Atualização de Tela
Caso esteja na tela de Acompanhamento do Atendimento das OS, há um botão ao lado de Filtros;
Clicando sobre ele, você irá atualizar a tela sem precisar sair e voltar, podendo acompanhar com mais facilidade as mudanças de etapas;
Conclusão
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